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A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA E DO ESTUDO

PARA A PRÁTICA

DA UMBANDA

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           DISCIPLINA

 

                  "Os primeiros passos de uma Casa de Luz devem ser de disciplina prática.

 

            A disciplina faz parte do alicerce de qualquer empreendimento Maior, de uma religião. Significa, aos olhos do mundo, ordem, organização, respeito à hierarquia, conjunto de normas que regem certas coletividades. Esta é a disciplina teórica.

 

               A disciplina prática é a realização material de toda essa teoria, sendo indispensável para a estruturação de uma Casa religiosa. Representa o primeiro comando de organização, a forma como se porá à ação do que se pretende construir. Sem a disciplina, colocada em prática, o Centro Espírita não dá seu segundo passo e se perde.

 

               Temos, ainda, a disciplina religiosa. Essa é o segundo momento da construção de uma Casa Maior. Sem a disciplina religiosa não há progresso.

                   (...)

                   Se a disciplina é muito importante em qualquer religião, na Umbanda é indispensável.  Isso porque a Umbanda é um segmento religioso que teve, em solo brasileiro, a dificuldade de instalação de seus Centros, pois coincidiu com momento político em que não havia liberdade religiosa e independência de credos. E também por ser uma religião muito nova, engatinhando no plano material, alicerçando e acoplando suas bases – já muito bem definidas – com o exercício da mediunidade de terreiro como segmento religioso.

 

                  Com disciplina, caminha-se sem excessos, há organização e facilitação da instrução. Com disciplina, combate-se o misticismos e práticas vazias, que não condizem com a Umbanda, respeitado o momento espiritual em que cada um se encontra. A disciplina propicia o respeito ao mando, facilitando o exercício edificante da prática do bem, nos terreiros, cumprindo os propósitos da religião.

           ESTUDO

 

           A luz do estudo, essencial para enxergar e aclarar, deve estar presente, sempre e a todo momento presente, na prática religiosa de Umbanda. 

 

               A labuta espiritual, realizada nos terreiros de Umbanda, sem a compreensão do que se faz, torna-se vazia, enfraquecendo ou retardando a consolidação natural da religião.  

                  A real compreensão da mediunidade, do intercâmbio entre os mundos, material e espiritual, e da ciência do espírito é essencial para a correta e esclarecida prática da Umbanda, já que, em última análise, trabalhamos com espíritos.

                As linhas acima representam o esteio, a base, sobre a qual se ergue a Umbanda, para então serem corretamente e rigorosamente observadas as peculiaridades da religião, com as diretrizes e características prevista pela Espiritualidade Maior, que trouxe para nós, encarnados, essa forma tão bonita de se exercer o mediunismo caridoso, com pés fincados na humildade e na universalidade. 

 

                   Só o estudo traz o entendimento consolidado, necessário para alimentar a fé. Só com estudo é possível erguer a bandeira da Umbanda, com a firmeza necessária para explicar, defender e revelar o verdadeiro propósito da religião da Natureza. 

“Todos os nossos sacrifícios pela causa do bem são bagatelas, comparados à munificência da Divina Bondade... Meus amigos, a caridade é o grande caminho! Trabalhemos! Jesus nos abençoe...!” (Nos Domínios da Mediunidade, FCX, FEB)

“Saravá sua luz, fio!!!! Os verdadeiros tesouros são aqueles que se carrega pra sempre no coração, cabe nim dentro dos fios. Pra essas pérolas reais, quaisqué sacrifício num se deve ter medida pra conquistá, nos campo do trabaio espiritual. Na labuta com Jesus, prantando seus ensinamentos, de amor, obra e caridade, pra que encontrem a felicidade compreta. Deus é bom, fios! Vá em paz, persevera no trabaio e Deus acompanhe voismicês!” (Preto-Velho em banquinho de Umbanda)

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