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Entidades da Umbanda

   

             A Umbanda engloba figuras relacionadas com a história do Brasil, como os índios, primeiros habitantes desta terra, que manipulavam a natureza em seu benefício; o branco colonizador, com toda a Luz do Cristianismo vinda de Portugal; e também os negros-velhos, que representam aqueles que vivenciaram a escravidão. As crianças, na Umbanda, significam a alegria da vida, a gratidão e vigor que devemos ter pela nossa existência e, acima de tudo, o ensinamento da pureza nos corações.

   

            O índio, caboclo, que traz consigo a pujança, a força interior, a lealdade... Os pretos-velhos, que nos trazem a simplicidade e humildade, sementes necessárias para que possamos vencer nossas lutas, as batalhas da vida, sem as quais não se pode vencer espiritualmente... As crianças que, no triângulo dos trabalhadores da nossa Casa, representam a pureza.
 

              Todos espíritos. Que não possuem cor, sexo, forma, raça, sabemos. Mas que, segundo degraus alcançados na escala evolutiva, puderam optar pelo trabalho sob a vestimenta perispiritual de caboclos, pretos-velhos, crianças... De acordo, muitas vezes, com encarnações que tiveram, ou conforme o comprometimento que possuam com essas vibratórias. 
 

              Em nossa Irmandade, as Entidades que se apresentam para os trabalhos aqui desenvolvidos, o fazem sob três formas perispirituais (ou “vestimentas” perispirituais): 

 

         * Pretos-Velhos e Pretas-Velhas

 

         Também designados Almas Santas Benditas, representam a humildade e a simplicidade. Constituem-se, em grande parte, em espíritos de ex-escravos que retornam trazendo-nos suas mensagens de fé, seus fluidos renovadores, seus receituários de ervas e suas “rezas”, além de conselhos oportunos para o nosso progresso espiritual.

 

             * Caboclos e Caboclas

         São geralmente representados por espíritos de indígenas de outras encarnações.

     Trazem-nos as vibratórias de ânimo varonil, encorajando-nos a vencer as lutas para o nosso progresso espiritual e também aquelas em que nos empenhamos na Terra.

Trabalham por meio de descarrego, limpeza vibratória, cura pelas ervas e demais trabalhos de magia.

      Manipulam várias forças da natureza, como, por exemplo, as vibratórias do fogo e da erva, através da queima do charuto, em nosso benefício.

             * Crianças

          Esses espíritos traduzem a pureza e a alegria. São comumente invocados nas festividades ou comemorações. Seus instrumentos de magia são as balas, os doces, as frutas, as flores e brinquedos.   

 

          Tratam-se de espíritos de elevada hierarquia espiritual e, apesar das suas brincadeiras, devem ser respeitados e acatados, quando da sua presença (incorporados) junto a nós.

 

          Além dessas formas perispirituais, citamos também as vibratórias dos Orixás, que são forças elementares da natureza, não possuindo, portanto, forma humana, nem qualquer relação com as divindades semi-humanizadas de alguns cultos de raízes africanas.

 

          Os orixás se manifestam não através de incorporações, mas sim sob a forma de influência fluídica, exercidas sobre os médiuns. Trabalham na limpeza fluídica do ambiente e do campo mental dos médiuns e assistentes, na desagregação das larvas astrais, nas descargas, dentre outros.
 

      "O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível? Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável." (Questão 95, Livro dos Espíritos)

 

            "A matéria sutil do perispírito não possui a tenacidade nem a rigidez da matéria compacta do corpo; é, se assim nos podemos exprimir, flexível e expansível, donde resulta que a forma que toma, conquanto decalcada na do corpo, não é absoluta,
amolga-se à vontade do Espírito, que lhe pode dar a aparência que entenda."  (Livro dos Médiuns. Da ação dos espíritos sobre a matéria. Segunda parte - capítulo I, item 56)

               "O estudo do perispírito é o caminho para grandes soluções. Na Umbanda, esse envoltório volátil, semimaterial, apresenta especial importância para que a religião aconteça. Os Caboclos, crianças e Pretos-Velhos de todas as bandas, orbes, Oriente, Ocidente. Verdadeiras vestimentas assumidas, perispiritualmente, por almas bondosas e responsáveis, hoje, pelo norte que a religião assumirá no futuro, conduzindo os filhos comprometidos ou que simplesmente a elas se afinizam, como instrumento de elevação espiritual e reforma interior."

 

“Todos os nossos sacrifícios pela causa do bem são bagatelas, comparados à munificência da Divina Bondade... Meus amigos, a caridade é o grande caminho! Trabalhemos! Jesus nos abençoe...!” (Nos Domínios da Mediunidade, FCX, FEB)

“Saravá sua luz, fio!!!! Os verdadeiros tesouros são aqueles que se carrega pra sempre no coração, cabe nim dentro dos fios. Pra essas pérolas reais, quaisqué sacrifício num se deve ter medida pra conquistá, nos campo do trabaio espiritual. Na labuta com Jesus, prantando seus ensinamentos, de amor, obra e caridade, pra que encontrem a felicidade compreta. Deus é bom, fios! Vá em paz, persevera no trabaio e Deus acompanhe voismicês!” (Preto-Velho em banquinho de Umbanda)

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