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Elementos utilizados no ritual de Umbanda

                                

               

                A UMBANDA, religião universalista (abraça a todos sem distinção), humanista e monoteísta, 100% brasileira, se apropria dos elementos da natureza em benefício dos ser humano, com foco na pratica da caridade, em todas as suas extensões.

                Basicamente são utilizados os quatro elementos fundamentais da natureza em nosso ritual (a terra, o fogo, o ar e a água), associados a alguns outros componentes como a pemba, as contas, as cores, as ervas em geral, etc.

             O elemento terra, além de estar associado à vibratória do orixá Omulu (que representa a força da transformação na natureza), aparece em vários outros momentos de nosso ritual.

              Citamos, por exemplo, o ato de “batermos a cabeça” (que é a saudação inicial dos médiuns nos trabalhos de terreiro) e a saudação aos Pretos-Velhos (em que tocamos a terra), utilizados, nos trabalhos de Umbanda, como excelente modo de descarga fluídico-energética natural no exercício da incorporação.

           O elemento ar, associado à vibratória do Orixá Inhaçã/Iansã (que representa a força dos ventos, a atmosfera), é também simbolizado pelas fumaças utilizadas ou manipuladas pelas entidades espirituais, provenientes dos defumadores, cachimbos e charutos.

              O elemento fogo, ligado à vibratória de Xangô (que vibra nos raios), aparece diversas vezes em nosso ritual. Citamos, como alguns exemplos: a queima das ervas no defumador, charutos e cachimbos, e as chamas das velas, presença constante em nossos trabalhos.

            O elemento água, unido às vibratórias dos orixás Iemanjá (o mar), Oxum (as águas doces) e Nanã (a chuva) é um dos mais utilizados na Umbanda. Está presente nos batismos, na fluidificação da água para benefício de consulentes e ou médiuns; nas descargas fluídicas, junto aos “pontos firmados” e também em muitas outras oportunidades.

            A pemba (pedra de giz normalmente “imantada” fluidicamente pelas entidades) tem grande importância em nosso ritual. Com ela, os guias grafam seus “pontos riscados” que são suas identificações, ligando-os, durante seus trabalhos, ao Plano Astral. O pó de pemba é também usado nas invocações do Orixá Inhaçã/Iansã, para higienizar o ambiente, a aura dos médiuns e assistentes, atuando como forte condensador de energias positivas.

             Fonte: Apostila de Noções básicas de Umbanda da Irmandade de Pai João

      "O ritual de Umbanda é a forma. Nele repousa a essência, que o qualifica e respalda. Portanto, tendo sempre em mente o aperfeiçoamento dos ritos, os rituais da nossa querida Umbanda devem obrigatoriamente passar pelo crivo do bom-senso, privilegiando-se o caráter indispensável de sua utilização como instrumento de concentração e aformoseamento, utilizado como forma de disciplina, mas sempre voltado ao fim maior da caridade e humildade."

      

“Todos os nossos sacrifícios pela causa do bem são bagatelas, comparados à munificência da Divina Bondade... Meus amigos, a caridade é o grande caminho! Trabalhemos! Jesus nos abençoe...!” (Nos Domínios da Mediunidade, FCX, FEB)

“Saravá sua luz, fio!!!! Os verdadeiros tesouros são aqueles que se carrega pra sempre no coração, cabe nim dentro dos fios. Pra essas pérolas reais, quaisqué sacrifício num se deve ter medida pra conquistá, nos campo do trabaio espiritual. Na labuta com Jesus, prantando seus ensinamentos, de amor, obra e caridade, pra que encontrem a felicidade compreta. Deus é bom, fios! Vá em paz, persevera no trabaio e Deus acompanhe voismicês!” (Preto-Velho em banquinho de Umbanda)

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