
SOBRE AS REUNIÕES DE ESTUDO
Reuniões de estudo da Umbanda e do Espiritismo são a cereja do bolo na jornada mediúnica. Isso porque não há prática religiosa correta sem embasamento, conhecimento e instrução.
Embasamento para alicerçar as ações. Conhecimento para ser instrumento útil. E instrução para que seja possível alcançar tudo isso.
A Irmandade de Pai João, desde seus primeiros passos na jornada terrena, sempre primou pela disciplina e estudo de seus médiuns. Seu médium fundador, Sr. Délio Cardoso, realizava questionários a serem obrigatoriamente respondidos pelo grupo mediúnico, sobre Umbanda e Espiritismo, de modo que não era possível "botar roupa branca" sem estudo na Casa.
A Umbanda, independentemente de suas características que a tornam uma religião dotada de peculiaridades e aspectos singulares, trabalha com espíritos, como dizia Sr. Oito Luas, caboclo com quem a presidente atual, D. Hilda Cardoso (esposa do Sr. Délio), teve a oportunidade de trabalho, sendo a entidade responsável pela orientação dos médiuns da Irmandade.
Assim, sendo a codificação de Kardec única (e maravilhosa) que existe, o médium de Umbanda, ao "trabalhar" com a espiritualidade, precisa conhecer a fundo os benditos esclarecimentos trazidos pelos Livros, bem como a vasta literatura espírita que tanto esclarecimentos nos traz.
A partir do conhecimento dessa base, e tendo como código de conduta moral o Evangelho Segundo o Espiritismo, é possível se chegar a tão bem-aventurada fé de Umbanda raciocinada.
Esse entendimento tem lastreado benditas obras de Umbanda, pois o conhecimento real do que é a base do trabalho espiritual consolida, dá robustez e amparo à fé umbandista, com os Pretos-Velhos e as Pretas-Velhas, Caboclos, Crianças Espirituais e Exus, como vestimentas de serviços que são, voltadas para a caridade ampla e irrestrita, da nossa querida religião.
O estudo é ininterrupto. Não existe médium pronto, nem médium que não precisa estudar. Com o estudo, alimentamos nosso campo mental com conhecimento, facilitador bendito para o trabalho dos guias de Umbanda.
A compreensão da lida com espíritos em seus amplos aspectos, promove a consolidação da Umbanda sem misticismos, crendices e superstições, rumo ao bem Maior e à reforma íntima de cada espírito.
ESTUDO DO EVANGELHO
Nesses encontros, é realizado o estudo do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec. Uma reunião rica e diversificada, em que todos participam e refletem, em conjunto, sobre o tema "aleatoriamente" escolhido para o dia.
Acreditamos, e verificamos na prática, que a espiritualidade, como sempre, é a grande condutora dos trabalhos, visando ao máximo aproveitamento das mensagens do livro por todos os participantes, e muitas vezes para o público de desencarnados que também é conduzido a essas reuniões.
Ao final, após a prece, a água fluidificada durante o estudo é distribuída a todos os presentes.
ESTUDO DO LIVRO (TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS)
A Irmandade de Pai João realiza, às segundas-feiras, a leitura sequencial de um livro, espírita ou de Umbanda, selecionado pela direção da Casa.
A título ilustrativo, seguem alguns livros que já foram lidos nessas reuniões:
-
Livro dos Médiuns;
-
Livro dos espíritos;
-
Mediunidade sem lágrimas;
-
Nosso Lar;
-
Missionários da Luz;
-
Ação e Reação;
-
Obsessão e Desobsessão;
-
Sexo e Destino;
-
Libertação;
-
Os Mensageiros;
-
O céu e o inferno;
-
Conduta espírita;
-
Violetas na Janela;
-
Vivendo no mundo dos espíritos;
-
Voo da Gaivota;
-
A missão da Umbanda;
-
Tambores de Angola;
-
Aruanda;
-
É preciso saber viver;
-
Umbanda pé no chão
-
Umbanda mitos e realidade;
-
Causos da Vovó Benta 1;
-
Causos da Vovó Benta 2;
-
Causos da Vovó Benta 3;
-
Enquanto Dormes;
-
Umbanda sem estigmas;
-
Exu - O poder da organização do caos;
-
Vozes de Aruanda (livro atual.
ESTUDO DA MEDIUNIDADE
São reuniões que se destinam ao estudo aprofundado da mediunidade, abordando temáticas espíritas e de Umbanda, sempre que possível intercalando-as.
Seguem, a título exemplificativo, temas estudados ao longo de 2018 e 2019:
-
Oxóssi e mediunidade consciente na Umbanda;
-
Pontos riscados;
-
As evocações e as comunicações espontâneas;
-
Animismo;
-
Umbanda curadora;
-
Escolha das provas e espíritos protetores;
-
Xangô;
-
Iemanjá, Omulu e Abaluaê;
-
Brasil Coração do mundo e pátria do Evangelho;
-
Desencarnes coletivos;
-
Cambonos;
-
Fluidos;
-
A Codificação Espírita e Allan Kardec;
-
Chakras;
-
Deus e provas da existência de Deus;
-
Nanã.
GRUPO JOVEM
As reuniões do grupo Jovem, iniciadas em 2005, surgiram da necessidade de ser realizado um trabalho com a juventude, e com aqueles iniciantes na prática da Umbanda.
Tem por objetivo a ampla transmissão de conhecimentos sobre a religião, visando a sua correta prática e consolidação.
Tais reuniões são compostas de uma parte material, de estudos de Umbanda, e de outra espiritual, no Terreiro. A espiritualidade da Casa nos esclarece que, nessas reuniões, temos um ambiente hermeticamente protegido, "um tipo de blindagem astral"/uma verdadeira redoma, para o recebimento desses jovens/iniciantes, fornecendo o campo necessário para o desenvolvimento mediúnico, se for o caso, e/ou o contato genuíno com as energias do trabalho da Umbanda.
A criação do grupo Jovem também é reflexo da intenção dos dirigentes da Irmandade de Pai João de continuidade da Casa no futuro, mantendo as portas abertas para a caridade.
Para participar do Grupo Jovem, é necessária a prévia autorização do guia chefe dessas reuniões (Sr. Sucuri das Almas - médium Jorge Barreto) ou da direção da Irmandade de Pai João. Tendo interesse em participar, informe-se conosco! Teremos o prazer de orientá-lo.



