top of page

Pequenas linhas sobre passes e correntes na Umbanda

            PASSES

 

          O momento do passe em nossa Irmandade (ou em qualquer outra casa espiritualista Cristã) é um momento especial em que, quem o recebe, está tendo a oportunidade da limpeza fluídica de seu perispírito, de grande utilidade para nossa jornada terrestre.

            Durante o passe, são retirados fluídos nocivos tais como, desânimo, tristeza, etc. E colocados fluídos reconfortantes de força, ânimo e confiança. A renovação de nossas energias espirituais se dá de forma importante, permitindo-nos adquirir novo ânimo, novas forças, que nos impulsionam no caminho do bem e das boas obras.

            Trata-se, portanto,em poucas linhas, de uma ocasião em que devemos postar-nos com muita fé, concentrados em nossos desejos mais legítimos de progresso, paz e amor fraterno.

 

            Fonte: Apostila de Noções básicas de Umbanda da Irmandade de Pai João

 

           CORRENTES DE UMBANDA

          Todos nós (espíritos encarnados) nos relacionamos, mais ou menos intensamente, com o plano espiritual e com os espíritos desencarnados.

           

          Encerrando cada ciclo existencial na Terra, retornamos ao mundo dos espíritos com a bagagem de progressos adquiridos ou com o fardo dos desacertos que devemos saldar (Lei do Carma ou Lei de Causa e Efeito).

            Assim, ao “morrermos”, não nos tornamos anjos, nem demônios, apenas assumimos, mais plenamente, nossas boas qualidades e nossos defeitos.

            Desse modo, enquanto encarnados, fazemo-nos acompanhar de espíritos desencarnados que se afinizam com nossos pensamentos e padrões de conduta pessoal, ou que até têm divergências do passado a ajustarem conosco. Seria o mesmo se disséssemos: “Dize-me quem és e eu te direi com quem andas.”

            Assim sendo, algumas vezes, em nossas sessões de Terreiro, recebemos a visita de irmãos que necessitam de uma intervenção espiritual mais profunda, sendo esse atendimento realizado através de uma corrente mediúnica (ou corrente espiritual).

            Durante estas “descargas”, os espíritos que acompanham o irmão em dificuldade são trazidos ao ambiente da sessão, e “incorporam” nos médiuns (integrantes do grupo mediúnico da Casa) para escutarem a doutrinação e a prece, que os convidam a uma nova atitude de amor e compreensão, realizando-se um afastamento temporário entre estes e o irmão atendido na corrente.

            Dissemos afastamento temporário porque somente a reforma interior de cada um de nós, com pensamentos mais elevados e atitudes voltadas para o nosso progresso espiritual, podem desvincular-nos definitivamente, dos compromissos ou afinidades desfavoráveis granjeados por nossos próprios atos, nesta ou em existências passadas.

            Por tudo o acima exposto, cabe ao irmão que passa por uma corrente meditar sobre a nova oportunidade que a bondade divina lhe oferece de retificar sua conduta, visando à sua própria satisfação, bem-estar e progresso espiritual.

 

      "Nas correntes, os médiuns devem se cercar de sentimentos de paciência, prestação de auxílio e compreensão fraterna para cada um dos necessitados, sendo esse o esteio para que, em conjunto com as demais ações incisivas já relatadas no processo, haja o 'toque' ao espírito assistido, abrindo espaço para que as orientações do médium doutrinador/condutor possam ser de algum modo aproveitadas."


  “A desobsessão não se realiza sem a luz do raciocínio, mas não atinge os fins a que se propõe, sem as fontes profundas do sentimento.” (Desobsessão – pelo espírito André Luiz, FEB).

“Todos os nossos sacrifícios pela causa do bem são bagatelas, comparados à munificência da Divina Bondade... Meus amigos, a caridade é o grande caminho! Trabalhemos! Jesus nos abençoe...!” (Nos Domínios da Mediunidade, FCX, FEB)

“Saravá sua luz, fio!!!! Os verdadeiros tesouros são aqueles que se carrega pra sempre no coração, cabe nim dentro dos fios. Pra essas pérolas reais, quaisqué sacrifício num se deve ter medida pra conquistá, nos campo do trabaio espiritual. Na labuta com Jesus, prantando seus ensinamentos, de amor, obra e caridade, pra que encontrem a felicidade compreta. Deus é bom, fios! Vá em paz, persevera no trabaio e Deus acompanhe voismicês!” (Preto-Velho em banquinho de Umbanda)

bottom of page