
A história da Umbanda
A Umbanda é uma religião brasileira, plasmada no plano superior em momento anterior a sua instalação material na Terra, assim cremos. Mas temos, como bem-aventurado marco, do credo de Umbanda, a instalação da Tenda Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Neves, em Niterói, pela mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes.
Sendo encaminhado, em 15 de novembro de 1908, à Federação Espírita de Niterói, fixou-se em solo terreno, a religião de Umbanda, com a primeira reunião em 16 de novembro de 1908.
Desejando trazer a todos a fidedignidade dos registros de nossa história, da história da Umbanda de todos nós, segue, abaixo, a transcrição de como se deu o nascimento da Umbanda, naqueles dias quinze e dezesseis de novembro de 1908, nas palavras de Zélio Fernandino de Moraes e do Chefe, o Caboclo das Sete Encruzilhadas! (fonte: www.tensp.org/audio - gravação realizada por Lilia Ribeiro, na TENSP, por ocasião do 63º ano da Umbanda, em 1971. Naquele instante, a psicofonia se dá mediante a fala do médium, passando, com o desenrolar das palavras, ao comando do guia, o caboclo das Sete encruzilhadas, que foi, em uma reencarnação anterior, São Gabriel Malagrida)
ESTAMOS AGUARDANDO A NECESSÁRIA APROVAÇÃO DO ÁUDIO TRANSCRITO. EM BREVE PODEREMOS NOS EMOCIONAR COM ESSE REGISTRO, tão valioso para a história da nossa umbanda. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.
"(...) Zélio pedia que lembrássemos que a Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade e que a humildade é a forma mais sublime da prática do Evangelho do Cristo e, portanto, para praticar o amor ao próximo. Este pensamento é, em si, o que melhor o descreve." (Fonte: site www.tensp.org)
"Chegou, chegou, chegou...
...Com Deus, chegou, chegou...
... O caboclo das Sete Encruzilhadas"
(Ponto do Chefe, TENSP)
