top of page

A história da Umbanda

                   A Umbanda é uma religião brasileira, plasmada no plano superior em momento anterior a sua instalação material na Terra, assim cremos. Mas temos, como bem-aventurado marco, do credo de Umbanda, a instalação da Tenda Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Neves, em Niterói, pela mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes.

                   Sendo encaminhado, em 15 de novembro de 1908, à Federação Espírita de Niterói, fixou-se em solo terreno, a religião de Umbanda, com a primeira reunião em 16 de novembro de 1908.

                     Desejando trazer a todos a fidedignidade dos registros de nossa história, da história da Umbanda de todos nós, segue, abaixo, a transcrição de como se deu o nascimento da Umbanda, naqueles dias quinze e dezesseis de novembro de 1908, nas palavras de Zélio Fernandino de Moraes e do Chefe, o Caboclo das Sete Encruzilhadas! (fonte: www.tensp.org/audio - gravação realizada por Lilia Ribeiro, na TENSP, por ocasião do 63º ano da Umbanda, em 1971. Naquele instante, a psicofonia se dá mediante a fala do médium, passando, com o desenrolar das palavras, ao comando do guia, o caboclo das Sete encruzilhadas, que foi, em uma reencarnação anterior, São Gabriel Malagrida)

                                  ESTAMOS AGUARDANDO A NECESSÁRIA APROVAÇÃO DO ÁUDIO TRANSCRITO. EM BREVE PODEREMOS NOS EMOCIONAR COM ESSE REGISTRO, tão valioso para a história da nossa umbanda. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

     

      "(...) Zélio pedia que lembrássemos que a Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade e que a humildade é a forma mais sublime da prática do Evangelho do Cristo e, portanto, para praticar o amor ao próximo. Este pensamento é, em si, o que melhor o descreve." (Fonte: site www.tensp.org)

"Chegou, chegou, chegou...

...Com Deus, chegou, chegou...

... O caboclo das Sete Encruzilhadas"

(Ponto do Chefe, TENSP)  

“Todos os nossos sacrifícios pela causa do bem são bagatelas, comparados à munificência da Divina Bondade... Meus amigos, a caridade é o grande caminho! Trabalhemos! Jesus nos abençoe...!” (Nos Domínios da Mediunidade, FCX, FEB)

“Saravá sua luz, fio!!!! Os verdadeiros tesouros são aqueles que se carrega pra sempre no coração, cabe nim dentro dos fios. Pra essas pérolas reais, quaisqué sacrifício num se deve ter medida pra conquistá, nos campo do trabaio espiritual. Na labuta com Jesus, prantando seus ensinamentos, de amor, obra e caridade, pra que encontrem a felicidade compreta. Deus é bom, fios! Vá em paz, persevera no trabaio e Deus acompanhe voismicês!” (Preto-Velho em banquinho de Umbanda)

bottom of page