top of page

Exu larô, exu é mogibá!

(Salve Exu, exu trabalhador)

   

             

       “Quando foi criada a Umbanda, foi criada também a figura do Exu na Umbanda.

        Espíritos dependentes de depuração pela matéria (irão reencarnar) e que, espontaneamente:

 

    * afinizam-se com o trabalho de guarda, limpeza, irradiação e de assentamento espiritual dos terreiros para a realização material da religião;

 

     * ligados ao preparo das sessões, sendo indispensáveis para que aconteça, com paz e a harmonia, a livre manifestação de Caboclos, Crianças espirituais e Pretos-Velhos, por meio dos médiuns, para esclarecimento de todos;

 

    * polícia de choque, que seleciona, por assim dizer, a entrada dos espíritos no congá, barrando os zombeteiros, quiumbeiros, galhofeiros...”

  (...)

 

      "Não existe exu neutro, como se fala, que faz o mal ou faz o bem. O que há é espírito que se utiliza indevidamente do nome de exu, agindo com encarnados que não despertaram para o seu encargo mediúnico.”

 

(...)

 

       “Na grandiosidade de suas atividades, (...) não cabe maldade em exu.

      Exu, na Umbanda, é sempre do bem. Só faz o bem. Tem desígnios e papéis bem definidos na seara de Umbanda, com ordem, disciplina, coração e mando, integrando a espiritualidade amiga existente nos mundos, toda organizada.”

       “Exu não tem serviço junto às mesquinharias humanas.”

 

      “Umbanda é caridade e não mata pelo orixá, ela vivifica os seres na vibração de exu-guardião” (A Missão da Umbanda – Norberto Peixoto – Ramatis, pg. 20).

 

  1.        "A importância do trabalho dos exus é enorme, sem a qual a religião de Umbanda não acontece.

  2.        São esses espíritos laboradores que realizam a limpeza de todo o ambiente, retirando miasmas e larvas não construtoras, existentes no campo da matéria e do espírito, que, caso fossem mantidos, interfeririam significativamente na atuação energética dos espíritos benfeitores.

  3.             Os exus são mensageiros, correm endereços materiais colocados no centro para irradiação e dão destino às preces, como se diz no canjó, repassando-as aos amigos espirituais que atuam nas diversas moradas do Pai.”

  4.            Vão até os endereços, recolhem espíritos ainda não edificados, dão encaminhamento a eles até a quem os possa conduzir aos locais adequados, acompanhando muitas vezes as incursões. 

  5.      Há também os processos obsessivos, em que os irmãos exus também exercem sua essencialidade na Umbanda.”

       

 

 

 

         E o exu na Umbanda...

         Por "Tambores de Angola", Robson Pinheiro:

       “Muitos do próprio culto confundem os exus com outra classe de espíritos, que se manifestam à revelia em terreiros descompromissados com o bem.

       Na Umbanda a caridade é lei maior e esses espíritos com aspectos os mais bizarros, que se manifestam em médiuns são, na verdade, outra classe de entidades, espíritos marginalizados por seu comportamento ante a vida, verdadeiros bandos de obsessores (...) servindo a propósitos menos dignos.

         Além disso, encontram médiuns irresponsáveis que se sintonizam com seus propósitos (...) passam a sugar as energias desses médiuns e de seus consulentes, exigindo ‘trabalhos’, matanças de animais e outras formas de satisfazerem sua sede de energia vital. São conhecidos como os quiumba, nos pântanos do astral.”

    *** Exus são condutores, sempre vinculados a falanges maiores relacionadas às forças de Umbanda. Direcionam vasto número e espécie de espíritos existentes aos comandos adequados, garimpeiros de almas, permitindo o correto encaminhamento de seres perdidos após a encarnação, infelizes ou aqueles que simplesmente não encontraram a luz da evolução.

                 Exu, portanto, é caminho de evolução. Reconhece-se como ser em aperfeiçoamento e decide trabalhar, de verdade, no campo imaterial. Arregaçar as mangas, escolhendo a Umbanda.

               Como exu, há muitos e muitos espíritos, com outras denominações, em diversas searas de trabalho espiritual. ***

                    Saravá Umbanda!

           

Areia.jpg

“Todos os nossos sacrifícios pela causa do bem são bagatelas, comparados à munificência da Divina Bondade... Meus amigos, a caridade é o grande caminho! Trabalhemos! Jesus nos abençoe...!” (Nos Domínios da Mediunidade, FCX, FEB)

“Saravá sua luz, fio!!!! Os verdadeiros tesouros são aqueles que se carrega pra sempre no coração, cabe nim dentro dos fios. Pra essas pérolas reais, quaisqué sacrifício num se deve ter medida pra conquistá, nos campo do trabaio espiritual. Na labuta com Jesus, prantando seus ensinamentos, de amor, obra e caridade, pra que encontrem a felicidade compreta. Deus é bom, fios! Vá em paz, persevera no trabaio e Deus acompanhe voismicês!” (Preto-Velho em banquinho de Umbanda)

bottom of page